Projetos
Arte e Olhar
Promoção da inclusão Surdos/ouvintes através do Teatro – 2021/2023
Os alunos surdos e ouvintes evidenciam grandes problemas de comunicação entre si, com os professores e funcionários, visto que esta população não tem, regra geral, qualquer conhecimento de língua gestual portuguesa (LGP) nem das particularidades que caracterizam a Comunidade Surda. Há uma ideia generalizada que basta haver intérpretes de LGP na escola para que a comunicação esteja garantida, esquecendo-se que a comunicação em “1.ª mão” e sem intervenção de outras pessoas é muito importante.
Constata-se que há uma barreira comunicativa entre estes dois mundos, na medida em que os ouvintes interagem quase exclusivamente apenas com os ouvintes e os surdos com os surdos. Nem todas as pessoas que integram a comunidade escolar percebem a importância de saber comunicar em LGP, não só no ambiente escolar como na sociedade em geral.
É financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação La Caixa, no âmbito do programa Partis & Art for Change. Conta ainda com os parceiros: Associação de Surdos do Porto, Politécnico do Porto – Escola Superior de Educação e GestoFilmes.
Este projeto pretende promover a inclusão surdos/ouvintes, através do teatro, no Agrupamento D. Maria II, em Braga, uma escola de referência para a educação bilíngue em conjunto com a Tin.Bra – Academia de Teatro.
Todos os alunos do ensino secundário, sejam Surdos ou ouvintes, estão convidados a participar e todas as atividades são bilíngues. Algumas atividades do projeto são abertas a toda a comunidade escolar daquele agrupamento, podendo frequentar as seguintes ações:
- Oficinas de sensibilização para LGP
- Oficinas de teatro
- Construção de adereços e cenografia
- Participação na construção do espetáculo final, tanto como intérpretes como no apoio ao backstage e produção, fotografia, música, vídeo, etc.
O espetáculo final será apresentado no Theatro Circo, no final do ano letivo 2022/2023.
Coordenação artística: Maíra Ribeiro
Coordenação social: Luísa Campos